FRETE GRÁTIS A PARTIR DE R$199

Conheça a história das velas

E que haja luz!

Uma breve história do fogo às velas aromáticas!

Imagine que em algum momento, durante a época em que houve a descoberta do fogo, algum hominídeo resolvou “cutucar” o fogo com um galho que estava perto dele. O galho pegou fogo e quase matou o pobre hominídeo de susto, que saiu correndo segurando o galho. Assim surge a primeira candeia, ou seja, o primeiro utensilío portátil inflamável usado para iluminar.

Bem, pelo menos é assim que eu imagino a cena! Mas talvez não tenha sido tão engraçado como imagino.

A Era do Paleolítico, por volta de 2 milhões de anos atrás, é o período aproximado para a descoberta do fogo, mas foi apenas no período Neolítico, mais de 1milhão de anos depois, que a humanidade começa a transportar e “criar” fogo.

Segundo Manuela Musitano, na matéria que escreveu para o site da Fiocruz, “A relação do homem com o fogo passou por três estágios distintos: a produção pelo homem, a manutenção mediante o uso de fogueiras, e a utilização de resinas, para que este não apagasse tão facilmente quando as tochas acesas eram carregadas. Arqueólogos israelenses descobriram o indício mais antigo de uma fogueira produzida há 790 mil anos, às margens do rio Jordão, entre Israel e a Jordânia.” 

É dificil dizer quando, como surgiram as velas como as conhecemos hoje, pois de acordo com o desenvolvimento das sociedades, técnicas e materiais diferentes foram sendo utilizados para gerar iluminação para um ambiente. Civilizações antigas como, romanos, egípcios utilizavam diversos métodos para gerar luz. Os romanos já utilizavam velas no século X antes de Cristo (mais de 3000 anos atrás) 

As primeiras chamas eram produzidas por meio da queima de sebo (gordura animal) e o cheiro era extremamente desagradável. Cera de abelha foi utilizada depois, mas era mais dificil de conseguir e atender a demanda.

A parafina é uma invenção recente, aproximadamente século XIV. “Desenvolvida pelo químico alemão Carl Reichenbach, a parafina é um produto derivado do petróleo” Veja mais sobre “Parafina” em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/parafina.htm

É com a invenção da parafina que a produção de velas ganha escala e acessibilidade. Com os anos, novas formas de produzir velas foram criadas e foi na década de 90 que surgem a cera de palma, de soja e recentemente a de coco, tornando as velas um lindo artigo de decoração e sem complicações para a saúde ou meio ambiente.

Esse é um grande resumo de milênios de história de elementos com poucos registros oficiais, como o surgimento do fogo e aprimeira vela, mas com ele você já consegue entender como chegamos aqui.

E aí, o que achou?

Posts Relacionados

Nos siga no Instagram