Durante muitos séculos usava-se gordura animal, mais conhecida como “banha” para se fazer velas. O pavio, geralmente de tecido, era molhado na banha e depois acendido. Mas o cheio era muito forte e incomodo.
Com o passar do tempo, a cera de abelha passou a ser utilizada também, mas por ser difícl de consegui-la, apenas quem tinha muito dinheiro podia pagar por uma vela de cera de abelha, ou seja, a Igreja. Por volta do século 19, a parafina foi descoberta, a produção ganhou escala e o valor se tornou acessível. Foi nos anos 90 que outras fontes naturais começaram a ser descobertas e aqui estamos nós!
Na Candeias
Aqui usamos 3 tipos de matéria prima para produzir nossas velas:
Cera de coco Apesar do nome, a cera de coco é composta por um misto de cera de coco, cera de palma e palmiste, todos de origem natural, o que torna as velas produzidas com essa cera, VEGANAS. Ela é bem macia, por isso, é utilizada para velas em recipientes, como os copos de vidro.
Cera ecomix
Também é uma mistura de ingredientes naturais, mas tem a adição de parafina, cerca de 25% para 75% de cera de soja. Essa mistura permite que a cera seja mais consistente, menos macia e que criemos peças desmoldáveis, como árvores de natal.
Parafina em gel
É um polímero termoplástico sintético, cuja base é o petróleo, geralmente, ou seja é parafina em outra consistênci (gel)a e transparente. Ótima opção para velas ornamentais.
Os pavios são de algodão, madeira reflorestada ou de tecido, no caso de velas apenas para decoração.
E aí, já escolheu a sua vela Candeias? Na nossa loja, você vai encontrar opções dos 3 materiais que trouxe acima, só escolher a que mais combina com você!