Aromaterapia
Uma terapia holistica com milênios de história
Preciso começar dizendo que a aromaterapia é uma terapia complementar e nunca deve substituir o tratamento médico indicado para cada paciente. A Aromaterapia pode ser implementada conjuntamente com outras terapias, sempre consulte seu médico e profissionais habilitados!
Agora, vamos a um pouco de história…
Gregos, Egípcios, chineses, diversas populações indígenas e várias outras, são algumas das civilizações que realizavam extração de óleos concentrados de plantas em rituais religiosos, funerários, casamentos e terapeuticos, mas a palavra aromaterapia foi utilizada pela primeira vez por René-Maurice Gattefosse, químico francês especialista na área de cosmética, na década de 1930.
Esse recurso terapêutico é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Aqui no Brasil, ele é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) há mais de 4 anos. A aplicação da aromaterapia pode ser feita em massagens, inalações e outros métodos.
Como funciona
Os óleos essenciais são utilizados em inaladores, vaporizadores e difusores para preencher o ambiente e acessar nosso corpo pelas vias aereas. Cada óleo tem propriedades específicas e devem ser indicados por um profissional
Óleos essenciais
São óleos extraídos de raízes, flores e outras partes de plantas. São super concentrados e podem ser utilizados em deiversas áreas da industria, como cósmetica, alimenticia e farmaceutica. (imagem de óleo essencial) / (imagem de produto que usa óleo essencial)
Oleos mais conhecidos
Lavanda: Possui propriedades calmantes, por isso é indicado para aliviar o estresse e ansiedade
Melaleuca: Com propriedades antivirais e germicidas é um ótimo anti inflamatório.
Copaiba: Possui efeitos anti-inflamatórios e é indicada no tratamento de dores musculares.
Eucalipto: Indicado para cuidar das vias respiratórias por ser expectorante.
Agora que sabe um pouco mais sobre a Aromaterapia, recomendo que continue a pesquisa e conheça um pouco mais! Sim, é sempre importante se aprofundar em um tema que pode afetar sua saúde e bem estar!
Há indicações, contraindicações, possíveis alergias, possibilidade de cura, enfim, cada caso é um caso e deve ser tratado como tal!